segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia do Herói Nacional - 17 Setembro

Eu sei que estou atrasada... mas tal como disse na quarta-feira passada ficamos sem electricidade!! por isso nada a fazer... e na sexta a internet parecia que não existia... não deu para absolutamente nada!!
E agora passo a explicar porque é que na Quinta-feira dia 17 de Setembro não trabalhámos...


*************************************************************
Dia do Herói Nacional

O dia 17 de Setembro é considerado, em Angola, o Dia do Herói Nacional, em homenagem e reconhecimento ao Primeiro Presidente, o Dr. António Agostinho Neto, poeta, médico e estadista, que nasceu nesta data no ano de 1922.

O dia do herói nacional é também comemorado em memória de todos quantos lutaram, durante os longos anos de colonização portuguesa, pela independência de Angola.
Esta efeméride foi instituída em 1980, após a morte de Agostinho Neto a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo.

O Dr. Agostinho Neto é de facto o símbolo maior da nossa luta pela emancipação como povo livre e soberano. Uma luta que vem desde a chegada dos navegadores portugueses ao território que passou, posteriormente, a chamar-se Angola. Uma luta travada pelos nossos ancestrais: Njinga Mbandi, Ekuiki, Mandume e outros.

O Dr. Agostinho Neto desde muito cedo, ainda no Liceu Salvador Correia, em Luanda, tomou consciência de que era necessária a afirmação da nossa identidade. Neste período, corriam os anos 40, a trincheira era a cultura. Participa com alguns artigos no jornal da Liga Africana, nos quais debate a problemática da educação na época.

Já em Portugal, para onde se deslocara para cursar medicina, Agostinho Neto participa em manifestações e outras actividades políticas. É preso várias vezes pela PIDE, a polícia política fascista do regime de Salazar.

Terminado o curso, e já em Angola, Agostinho Neto volta a ser preso e deportado para Lisboa. Depois de uma passagem por Cabo-Verde, é forçado a viver em Lisboa sob residência vigiada.

De Lisboa, Agostinho Neto e esposa evadem-se para a Argélia e dali para a R. D. Congo. Estávamos nos primeiros anos da década de 60. Agostinho Neto lidera a luta de libertação nacional desencadeada pelo MPLA até à proclamação da independência em 1975
In http://www.angolanainternet.ao

1 comentário:

  1. Mais uma desculpa para não trabalhar!
    E nós cá em Lisboa a passar as passinhas do Algarve com VISTOS vs FERIADO
    BJos grandes

    ResponderEliminar